praticas-blog

Boas práticas essenciais para uma vida melhor

A inspiração para escrever sobre boas práticas neste blog veio do recente treinamento que ministrei sobre o tema – tenho uma larga experiência em trabalhar com a garantia da qualidade na indústria farmacêutica.

Anualmente as empresas desse setor devem realizar um treinamento de “Boas Práticas de Fabricação, Armazenagem, Distribuição, Transporte e Laboratório”. Esse treinamento é fundamentado pela legislação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e os tópicos abordados abrangem desde higiene pessoal, condutas e paramentação, boas práticas de documentação, controle de pragas até integridade de dados e sistemas computadorizados. Em nosso treinamento tratamos de tudo isso durante 90 minutos, com num jogo, recheado de histórias e interação. Acredite, é muito bom!

Entretanto, gostaria de comentar aqui os 15 minutos finais desse “jogo”, quando saio do mundo corporativo para levar as boas práticas para o lado pessoal, pedindo a cada indivíduo que faça uma profunda reflexão. Através de uma indução, cada pessoa faz uma verdadeira análise pessoal em uma “viagem” para dentro de si mesmo sobre suas práticas diárias.

São 5 os pilares dessa reflexão: 

• Respirar conscientemente, profundamente acalmando a mente.
• Beber água, muita água sempre! 
• Praticar solidariedade.
• Perdoar.
• Aprender e ensinar, vivendo e contado histórias.

Apresentado em formato de lista, como você acabou de ler, não dá para ter ideia do impacto que este exercício provoca quando realizado com os olhos fechados, muita sensibilidade e música. O participante vivencia mentalmente coisas simples do dia a dia com objetivo de obter a consciência dos benefícios alcançados ao seguir essa lista. Este ato é tão verdade, que muitas pessoas escrevem essa lista e a deixam visível em cima da mesa, na geladeira e até no celular, como um lembrete para cuidar de si mesmo. Uma característica do meu trabalho é ir além das formalidades e do esperado treinamento técnico. No caso de boas práticas, particularmente a missão e a emoção andam juntas e ao julgar pelo feedback recebido, este é o melhor caminho para aprender e ensinar!