comportamento-seguro

Comportamento Seguro uma questão de atitude

Durante o período da SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho, um dos temas mais comentados é a séria questão do comportamento seguro. Na minha forma de pensar, este é um tema que precisa ser sensibilizado e durante a minha palestra faço isso utilizando metáforas e histórias, sem esquecer do lado técnico.

Para promover a cultura do comportamento seguro, a empresa deve investir em treinamentos, analisar cada trabalho executado e cada indivíduo que o executa, além de manter um processo de comunicação constante. Mais do que relatar acidentes ou amedrontar a plateia com números de mortes e amputamentos, eu procuro trabalhar com a motivação de cada colaborador para executar aquela tarefa.

Ter comportamento seguro é uma escolha. Líderes são grandes responsáveis por incentivar suas equipes, por meio do exemplo, a agirem de forma correta. Quando isso não acontece ou infelizmente ocorre exatamente o contrário (gestores focados em bater metas a qualquer custo, burlando regras de segurança e desencorajando procedimentos que podem levar a parada da máquina), o resultado é sempre um prejuízo maior do que o lucro obtido com a meta batida. Isso mesmo! Praticar segurança é um bom investimento! Pesquisas mostram o quanto grandes empresas economizam ao investir em segurança, ao capacitar e motivar pessoas a praticarem o comportamento seguro.