Storytelling ou a arte de contar histórias, este é o assunto que vamos abordar aqui e para você que não sabe o que é ou tem poucas informações sobre este tema, vou explicar com detalhes tudo o que você precisa saber sobre storytelling. Vamos lá?
Antes de tudo, é importante entender o significado da palavra storytelling (do inglês, “narração de história”), que é a prática de contar histórias de maneira relevante, a partir de uma narrativa bem articulada com início, desenvolvimento e final específicos. Essa é uma técnica que pode parecer difícil e é por isso que é trabalhada de maneira minuciosa.
Muito mais do que só contar histórias, o storytelling também é um método de diálogo utilizado para chamar atenção do seu público, se você é empresário, líder de equipe, gestor e até mesmo profissional da educação, através das histórias você tem o poder engajar, envolver e também compartilhar o conhecimento.
Por que contar histórias?
Pense comigo, as histórias acompanham o homem desde os primórdios e carregam em si valores, sentimentos, tradições culturais e conhecimentos. Uma boa história é capaz de dar significado e propósito para fatos, de ajudar na promoção de engajamento de pessoas, de gerar a autoidentificação, favorecendo a compreensão de situações delicadas e auxiliando na resolução de conflitos, além de possuir uma alta capacidade de inspirar ideias e ações em prol de uma causa.
Contar e ouvir histórias nos dias de hoje é muito importante e nunca se precisou tanto ouvir histórias. Crianças precisam de histórias, adolescentes precisam ouvir histórias, até você precisa de histórias seja para entender algumas circunstâncias que a vida impõe. Contar histórias é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e através dela é possível trabalhar a comunicação, a criatividade, o lúdico, e até mesmo a sua fala com o público.
As histórias têm o poder de nos levar para outro mundo, e engana-se quem acha que as histórias só podem ser usadas para vender um produto, serviço e no marketing digital. Não desmerecendo essas áreas, pelo contrário, tive a oportunidade de ministrar o curso de storytelling para profissionais do ramo de vendas, mas storytelling é muito mais abrangente. As histórias levam a percepção de um acontecimento, serve para um aprendizado, mexe com as emoções e também o lado racional de forma que te faz entender o seu propósito como ser humano, profissional e como indivíduo.
Como desenvolver a criatividade através das histórias?
Já que estamos falando de histórias, me atrevo a contar uma história para você sobre o processo da criatividade.
Imagine uma criança que ao pegar um livro para ler pela primeira vez, consegue identificar a história através da leitura e das imagens apresentadas no livro, e como toda criança que é esperta e possui muita imaginação, a mesma reconta a história a partir das figuras e do entendimento que ela teve ao ler o livro apenas uma vez. Da mente dessa criança a história vai ser contada de diversas forma, com muitos detalhes e até mesmo com novos personagens, porque a criança consegue criar a partir da imaginação.
Com o adulto não é diferente, porém tudo é uma questão de prática. Desenvolver a criatividade através das histórias requer treinamento, é um recurso que temos dentro da gente que precisa ser estimulado. Quando somos adultos muitas vezes nos limitamos a imaginar, porque em nossa cabeça muitas coisas não são possíveis, diferente da mente de uma criança.
Contar uma história requer muita criatividade e estou aqui para te ajudar a desenvolver esse recurso, assim como melhorar a sua habilidade de comunicação. Achou interessante?
Então você vai gostar da novidade que tenho para você. Estamos com turmas abertas para o curso “Despertando o seu Contador de Histórias” e convido você a conhecer mais detalhes através do site cursodestorytelling.com.br.
Tem dúvidas sobre o assunto? Me envie uma mensagem, conte comigo para sanar suas dúvidas.