Os níveis neurológicos foram desenvolvidos por Robert Dilts e Todd Epstein a partir dos estudos de aprendizagem realizados por Gregory Bateson e é uma ferramenta da PNL cuja a compreensão pode levar à reflexão e mudanças de comportamento. Utilizo com frequência essa ferramenta para traçar um paralelo entre situações corriqueiras e segurança no trabalho.
A figura abaixo é uma representação que auxiliará a ilustrar o meu comentário sobre este assunto.
A base da pirâmide é o ambiente. Tudo se passa em um ambiente. Logo acima vem comportamento. Ora, segundo Albert Einstein, “a solução de um problema está um nível acima de onde ele foi criado”, pensando assim, se eu trabalho com pessoas em um ambiente e tenho um problema, provavelmente este problema está ligado a um comportamento. Se minha intenção é de sanar esse problema, devo trabalhar a mudança de comportamento. Para isso é necessário subir um nível acima na pirâmide, que é capacidade. A grande maioria dos bons treinamentos estão fixados na mudança de comportamento no ambiente a partir do desenvolvimento de uma capacidade para agir e reagir de forma diferente.
Se o meu treinamento com capacidades não se mostra eficaz com algum colaborador, isso pode estar relacionado às suas crenças e aos seus valores ou mesmo acima do nível crença e valores. Tudo o que repetimos hoje foi aprendido em algum momento da nossa vida e muitas vezes não temos a verdadeira ideia de onde e nem do porquê essa crença foi criada. O fato é que muitas dessas crenças literalmente nos atrapalham e podem até impedir que nossos sonhos ou realizações, das mais simples até as mais elaboradas, possam se tornar realidade.
Acima de crenças e valores está identidade. “Quem sou eu?”, esta é uma pergunta que muitas vezes levamos uma vida inteira buscando a resposta. E finalmente no topo da pirâmide temos a espiritualidade. Este foi o nome criado originalmente para este nível e está relacionado ao senso de pertencimento e não a qualquer aspecto religioso. Para evitar interpretações dúbias, a palavra “espiritualidade”, foi substituída por legado ou propósito.
Aqui a pergunta é, quem mais te influência e quem mais é influenciado por você? Pense antes de responder!