Motivação a partir do conto “O Remédio Infalível”

Na série Segunda Chance de hoje, começamos a semana com um reconto, de uma história de tradição oral indiana “O Remédio Infalível”. Neste conto, um homem vive se queixando de dores e por conta disso ele para de trabalhar, vive deitado numa rede obrigando os filhos e a mulher a trazer o sustento para casa, e não tem nenhum remédio conhecido que faça essas dores cessarem. Porém…

A visita de um sábio a este povoado, irá mudar os rumos dessa história com grande percepção, é que havia algo muito bom, o dom da habilidade extraordinária de saber ouvir. O sábio dá um diagnóstico e sentencia o remédio infalível: castanhas de ouro, infelizmente raríssimas e encontradas apenas no lugar remoto do outro lado da montanha à sombra de uma castanheira enterrada.

Assim que o sábio saiu da casa, o homem levanta-se da rede e passa a ficar motivado com a ideia da cura, e principalmente de obter castanhas de ouro. A história não termina aqui, restante dessa história você pode conferir assistindo o vídeo abaixo, mas o que eu quero com essa postagem, é chamar a atenção de cada um de vocês sobre o tema o que é motivação, a palavra vem do latim movere que quer dizer mover. Que é um impulso interno que leva a ação. Na história, a motivação parte de algo que aparentemente seria impossível, mas uma pessoa motivada tem impulso e atração que geram forças, você consegue perceber o que te motiva atualmente? Que pode fazer teus olhos brilhar? Então… leia sobre os exemplos da palavra MOTIVAÇÃO.

Existem dois tipos de motivação, a intrínseca e a extrínseca. A primeira é gerada por necessidades e por motivos da pessoa, a segunda refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.

Daniel Pink em seu delicioso livro “Motivação 3.0”, classifica o primeiro tipo de motivação como sobrevivência, o segundo tipo está ligado a base de recompensa e punição, já o terceiro tipo de motivação trabalha com autonomia, excelência e propósito. O livro em si é uma grande aula que faz a gente repensar, convido você a essa leitura, a assistir o vídeo abaixo e é claro! a refletir sobre o que realmente te motiva, isso só depende de você, mas… se estava faltando um convite externo, agora você já tem esse convite!