O Galo que Acordava o Sol: Desenvolver um papel importante te faz parecer insubstituível?

Algumas semanas atrás tive a ideia, logo no início da pandemia, de fazer uma série de vídeos gravados em casa com o intuito de estimular nas pessoas a reflexão. O nome do projeto chama-se “Segunda Chance – Contos de Sabedoria” que é um trocadilho sugestivo a segunda-feira, dia da postagem.

Se você for até meu canal no youtube Alexandre Camilo, você encontrará diversos vídeos dessa série. Cada um tem um propósito diferente e o que eles têm comum é o desejo de melhorar o seu dia a partir da experiência de ouvir uma história.

Entre tantos tipos de histórias, escolhi para hoje o gênero fábula, porque elas falam diretamente sobre comportamentos e nos ensinam muito. Na história o personagem principal, o “Galo”, acredita que o mundo gira ao seu redor e que ele com seu canto é o responsável por acordar o “Sol”.

Percebam que o “Galo” tem a crença de que sem o seu canto o “Sol” seria incapaz de se levantar. Ele acredita que o seu trabalho é único e insubstituível, o que gera uma pressão e uma responsabilidade enorme sobre as suas “costas”.

Com tanta gente estressada por conta da vida atual, trago a fábula “O Galo que Acordava o Sol”. Assista, e é claro, se você conhecer alguém com o comportamento semelhante, não pense duas vezes, compartilhe.